quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Sancas Gesso para Tectos

Os trabalhos de Estuque Decorativo que adornam paredes e tectos foram sempre utilizados na decoração de interiores. As épocas e as datas fizeram com se utilizassem os ornamentos decorativos adquados à corrente arquitectonica existente (por ex. o barroco, neoclássico, romantismo, arte nova e arte deco )


Em Portugal, é nas cidades de Lisboa, Porto e Coimbra que se verificam mais esses trabalhos.

Todas as influências das correntes de arquitectura passaram por Portugal. A utilização dos estuques com traço barroco foram divulgados por Giovanni Grossi,  na sua escola e nos seus trabalhos.

Entre os meados de 1800 até finais de 1910, a corrente de arquitectura ligada ao Romantismo, usou e abusou do estuque na decoraçãos interiores.

A decoração de interiores usando o estuque, associada ao Romantismo, usou uma miscelânea de temas decorativos de outras alturas, houve assim um  revivalismo:  barroco, rococo, mouriscos, epoca manuelina.

A maioria dos artistas vinham de uma pequena aldeia minhota ( Afife - Viana do Castelo ). Os artistas desta vila tinham o monopólio da decoração das casas da nobreza Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário